Violência no Rio: HotéisRIO orienta turistas a agirem com cautela
Alfredo Lopes acredita que a operação é necessária para a retomada de territórios

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, recomendou aos turistas a agirem com cautela e a seguirem as mesmas recomendações dadas aos moradores diante do cenário criado pela megaoperação de deflagrada pelas forças de segurança nesta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro,
Segundo ele, os turistas que estão na cidade devem fazer as mesmas coisas que os moradores estão fazendo, ou seja, ficar nos hotéis nesse primeiro momento. É lógico que essa situação tende a se normalizar a partir de amanhã, quando será possível aproveitar a cidade com mais tranquilidade.
Alfredo Lopes acredita que a operação é necessária para a retomada de territórios, porque as pessoas precisam poder transitar livremente pela cidade. O posicionamento do HotéisRIO sempre foi no sentido de que a polícia precisava ocupar as áreas. A entidade, inclusive, teve uma reunião há alguns meses com o governador, e esse era o pleito: o Estado tem que ocupar e permanecer, porque é a única forma de garantir segurança.
"Esta ação é mais do que necessária. Hoje, as facções dominam áreas e não atuam apenas no tráfico de drogas: vendem água, gás, cobram pedágio de comerciantes — o negócio delas é controlar territórios"
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO